Sarutahiko Ōkami

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Tomadinha do poder.jpg Sarutahiko Ōkami tem PODER!
E te levará para qualquer lado da Força


Sculpture samurai.jpg

Made in Japan
Este é um artigo com tecnologia do sol nascente né.
Todos seus táxis são Lexus.


Cquote1.png Você quis dizer: Jashin? Cquote2.png
Google sobre Sarutahiko Ōkami

Esta imagem é utilizada pela Wikipédia para representar deuses japoneses. Bem que poderiam fazer melhor, né?

Sarutahiko Ōkami (猿田毘古大神, 猿田彦大神), é um kami, uma divindade na religião japonesa Shinto.

Biografia[editar]

Sarutahiko Ōkami foi um poderoso guerreiro kami, que de alguma forma ganhou poderes foderosos na Prefeitura Mie, em um chafariz gigante. Segundo informantes, e segundo consta no Kojiki, ele é o líder dos kami terrestres (existem kami aliens por acaso?) que saúdam Ninigi-no-Mikoto, o neto de Amaterasu, a deusa do Sol, quando o mesmo desce de Takamagahara (de metrô, porque o infeliz é um mortal, e nem voar consegue). Ele é mostrado como um sujeito alto, com uma barba longa, lança enfeitada, cara rude e nariz grande. Seria mais ou menos a fusão do Velho do Saco, com um viking, com o Luciano Huck. No começo ele não queria cuidar desta dimensão até que foi ameaçado de morte pelo Coringa, o kami da dança, da felicidade e das artes, com o qual se casa posteriormente.

Ōkami é visto como um símbolo de força e orientação, o que justifica porque ele é patrono de certas artes marciais, como aikidô, judô e aipassô.

Seu nome consiste de um elemento que ninguém sabe da onde surgiu. Saruta, no caso, talvez signifique "campo cheio de macacos", e depois hiko, que representa "filho de um príncipe ou de um nobre". Ninguém sabe qual a relação dos macacos com isso, até porque não existem macacos por lá. Isto faz com que existam várias variações de seu nome, como Sarabonobico, e Sononabonobico. O Google Translate traduz o nome como "Chefão, Príncipe Saruta".

Como não podemos tirar fotos de divindades, temos esta de alguns caipiras.

Sarutahiko tem a distinção de ser um dos seis kami que ganharam o título de Ōkami (大神), ou "Grande Kami". Os outros cinco são: Jaspion, Amaterasu, Chuck Norris, Eu e Goku. A honra especial dada à Sarutahiko é porque ele é o único sujeito mortal desses seis supracitados que ganhou o título. Os outros são imortais, logicamente.

Ver também[editar]