Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings
Marvel's Bruce Lee with Magic
Seu Chinês e a Lenda da Dezena de Anéis (BR)
Lendário Mestre Kung Fu e os Dez Braceletes (PT)
Shang-chi-poster.png
Poster do filme numa tentativa de agradar o mercado chinês
Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos
2021 • Colorido • 2 horas
Direção Chinês
Produção executiva Kevin Faig
Elenco Simu Liu como chinês
Awkwafina como chinesa crush do chinês
Meng'er Zhang como chinesa irmã do chinês
Tony Leung como chinês pai do chinês
Fala Chen como chinesa mãe do chinês
Gênero Filme de chinesises


Cquote1.svg Eu sou uma piada pra você? Cquote2.svg
Wong sempre que falam que Shang-chi é o primeiro herói chinês da Marvel

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é um filme de kung fu da Marvel que não tem nem Jackie Chan, nem Jet Li, e nem Bruce Lee, mas um sósia deles chamado Simu Liu. O filme apresenta o primeiro herói chinês da Marvel feito por um ator chinês que convive e combate vários outros personagens feitos por atores chineses, sendo os outros atores não-chineses do filme, os dublês, obrigados a vestirem uma máscara de raposa japonesa.

Produção[editar]

Cena enviada ao Partido Comunista Chinês que resultou na desaprovação automática do filme em solo chinês.

Um filme do Shang-Chi foi criado por exigência de Hollywood que foi comprada por algum chinês e agora deveriam lançar um filme chinês onde as pessoas falam inglês fluente na China. Com esse projeto (assim como em Mulan onde todo chinês fala inglês também) a ideia era mostrar para o mundo que o povo chinês é um povo culto e repleto de belas tradições, e não apenas só precursor de coronavírus, gripe aviária, gripe suína, SARS, MERS, etc. Foi então investido uma grana para fazer um filme que fosse um O Tigre e o Dragão misturado com A Hora do Rush e que tivesse umas pitadas de Operação Dragão e Kung-Fusão, mas bem batido na velha fórmula Marvel, para ser um filme bem genérico onde ninguém morre, exceto coadjuvantes e o vilão.

O ator Simu Liu - que já vinha desde 2014 mendigando o papel nas redes sociais - foi escalado para fazer o papel do protagonista. Mas essa escolha gerou enorme revolta na internet, pois todos os fãs de quadrinhos estavam esperando ansiosos Jean-Claude Van Damme pintado de amarelo no papel principal (assim como esperavam pela Megan Fox no papel da Mulher Maravilha, e não a Gal Gadot). A Marvel resistiu às pressões de seu público de nerds tóxicos e insistiu em Simu Liu, pois embora ele não saiba lutar nada, um CGI resolve isso tranquilamente.

O lançamento do filme também foi um problema por causa do coronavírus. O então CEO da Disney, Bob Chapek, foi muito sucinto e controverso ao anunciar que "Shang-chi e a Lenda dos Dez Anéis será um experimento. Se esse filme flopar, o coronavírus foi culpa dos chineses mesmo então nada mais justo que punir nosso filme chinês". Além disso, o então dono da China, Xi Jinping, não aprovou o filme em seu país sob a alegação de "que pola é essa? Nunca vi tanto chinês falando inglês na China".

Enredo[editar]

Chineses imigrantes[editar]

Shang-chi reforçando estereótipos que japoneses amam karaokê. Digo, chineses.

O filme começa mostrando a vida cotidiana de Shaun e Katy, dois jovens chineses desajustados que querem nada da vida a não ser farrear, se divertir, virar noites brincando, e completamente contentados com subempregos, pois é isso que imigrantes chineses fazem nos Estados Unidos, pelo menos é o que o filme nos ensina. Mas tudo isso muda repentinamente quando Shaun é assaltado num ônibus (ah, a vida na América) e termina viralizando no Youtube por reagir ao assalto e se tornar um meme: "chinês desce o cacete em bandidos num ônibus sem freios descendo a ladeira".

Com a fama repentina, Shaun decide que vai para Macau se apresentar num torneio de luta clandestino chamado Kumitê cuja uma das semifinais é uma luta entre o Abominável e o Wong. Shaun (que agora sabemos que é o Shang-chi) encontra ninguém menos que a própria irmã, a Xialing, que vence a luta usando apenas o poder da raiva feminina contra homens trouxas.

Reunião de família[editar]

Shang-chi é um filme sobre família chinesa.

Descobrimos que Shang-chi na verdade é um merda, um garoto que foi torturado pelo pai tirano e que fugiu prometendo voltar para resgatar a irmã em três dias, mas que nunca mais voltou e preferiu passar 10 anos curtindo a vida cantando em karaokês nos Estados Unidos. Mas apesar da irmã de Shang-chi estar furiosa com o descaso do irmão, os dois acabam precisando se unir numa reedição da cena de Hora do Rush 2 com uma luta em andaimes de bambu do lado de fora de um prédio alto.

Quem está por trás dessa patifaria toda é Wenwu, o VERDADEIRO verdadeiro mandarim (o do Homem de Ferro 3 não passava de um apropriador cultural de merda) e pai de Shang-chi e Xialing, um cara que treina o filho desde pequeno para ser um assassino, que proíbe mulheres de lutar, e que manda o filho numa missão de assassinato quando este tem apenas 14 anos de idade. A explicação para a maluquice desse pai são várias: Ele tem 4000 anos de vida, ele tem dez braceletes mágicos que te transformam num porradeiro supremo, ele é viúvo, ele comanda 20 ninjas fiéis, e ele tem na varanda da casa um mapa feito de água.

O grande objetivo de Wenwu é chegar na cidade secreta de Ta Lo para socar um muro mágico, mas ao invés dele usar um Furby mágico como guia (que foi o que Shang-chi fez), ele preferiu esperar o dia 29 de fevereiro e o alinhamento dos planetas para conseguir chegar no local. Enquanto Wenwu espera a oportunidade, Shang-chi e Katy tem dois dias para treinar.

A grande batalha épica final obrigatória em todos filmes de origem da Marvel[editar]

É tipo briga de Dragon Ball Evolution.

A fórmula Marvel acompanhou essa empresa de cinema por mais de 20 filmes, não seria agora que eles mudariam isso. Por isso, para a grande batalha final épica obrigatória nesses filmes, Shang-Chi ganha o uniforme vermelho e preto do Homem-Formiga, mas sem a máscara e sem a habilidade de encolher. A grande batalha final, aliás, não é aquele confronto foleiro entre o povo de Ta Lo e os capangas de Wenwu, pois essa luta de 15 pessoas contra 15 pessoa menor que uma briga de bar não é nada chamativa. A grande batalha final é quando Wenwu consegue realizar seu estranho sonho de socar uma parede mágica e acidentalmente libertar um inimigo gigante feito de CGI, o Kaiju Cthulhu, que como todo grande vilão de anime capaz de destruir universos (o filme vira um anime nessa parte, tem até Shang-chi soltando Kame Hame Ha) o monstrão supremo na verdade fica só voando sem fazer muita coisa, lutando contra o deus ex machina do Cólera do Dragão que saiu da lagoa. Esse demônio de 100 milhões de anos de idade acostumado a devorar universos inteiros acaba derrotado graças a uma flechada disparada por uma garota que começou a treinar arco e flecha há 2 dias atrás, uma situação plenamente crível. E sobre aqueles leões gigantes e animais fantásticos, uma decepção, quase não aparecem e somem na briga.

Cenas pós-créditos[editar]

A Capitã Marvel aparece só para demonstrar arrogância e antpatia.
A irmã do Shang-Chi se torna a líder da máfia e passa a incluir mulheres no mundo do crime.

Personagens[editar]

  • Shang Chi (Simu Liu) - Protagonista que muitas vezes nem parece o protagonista por estar muitas vezes desmotivado e deslocado na trama mas é o predestinado que vai terminar um grande herói. O sonho de Shang Chi é ser guardador de carros, mas isso é muito difícil quando você é filho de um lendário chefão do submundo do crime que tem 4000 anos de idade, por isso ele acaba sendo treinado para ser um assassino frio e cruel pelo pai. No final ele assume os dez braceletes do pai e se torna mais um herói da Marvel.
  • Katy (Água Fina) - A namoradinha de Shang Chi que criou uma friendzone mútua com o protagonista, a sua principal função no roteiro é mostrar como o Gavião Arqueiro é um inútil, porque em 2 dias de treino de arquearia ela já adquiriu a habilidade necessária para acertar uma flechada num monstro milenar de 1 quilômetros de altura, voando há 5 quilômetros de distância e se deslocando a 1000 km/h.
  • Xialing (Meng'er Zhang) - A irmã mais nova de Shang-chi, a sua função no roteiro é fazer a plateia feminina dos filmes da Marvel acreditar que se você treinar girar uma corda com uma faca na ponta por 10 anos durante a infância você vai se tornar uma mulher badass capaz de espancar qualquer um.
  • Mandarim falso do Homem de Ferro 3 (Ben Kingsley) - Ele reaparece neste filme como um retcon da desastrosa ideia que tiveram em Homem de Ferro 3, um filme que infelizmente foi feito e não pode ser apagado, apenas esquecido. A sua função no filme é aparecer e com 40 segundos de fala explicar o que realmente foi Homem de Ferro e porque aquele filme é tão ruim. Depois disso se torna um reles alívio cômico.
  • Mandarim verdadeiro / Wenwu (Tony Leung) - Homem de 4000 anos de idade que durante as eras conquistou reinos, dominou nações, manipulou a história e que com a ajuda de dez braceletes mágicos construiu a maior organização criminosa da face da Terra formada por 6 SUV com 20 soldados mascarados dentro. A sua maior fraqueza é a fraqueza de todo homem: uma buceta bem cheirosa. Pois ele se apaixonou pela bela Fala Chen e largou a vida de bandidagem, mas quando a esposa morre ao ser atacada por 50 bandidos genéricos, ele fica tão puto que volta a ser um gângster e fica obsessivo em achar a entrada para o Acre, onde ele quer descontar toda sua raiva socando um portão mágico.