Silepse

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
A Silepse se fosse uma pessoa: não é ambigua mas sim duas em uma.

Cquote1.png Gaúchos são machos Cquote2.png
Uma forma de Silepse, saiu meio falsa essa citação
Cquote1.png Todo gaúcho é viado Cquote2.png
Outra forma de Silepse
Cquote1.png Logo, todo viado é gaúcho Cquote2.png
Um papo leva a outro

Silepse é uma figura de linguagem, Silepse usa tudo no conotativo e nos faz entender que existe alguma safadeza oculta na frase. Geralmente, quando há Silepse quase nada concorda com o sujeito, por isso que todas as citações e exemplos são de gaúchos, pois a Silepse não concorda com suas afirmações, veja esse exemplo:

Cquote1.png Todo o gaúcho é bravo e forte, não fogem da luta! Cquote2.png
Exemplo de Silepse que não concorda com "o gaúcho"

Isso foi um exemplo.

Nomenclatura[editar]

Silepse vem do grego "safadeza oculta" pois muitas vezes as pessoas se deixavam ser pegas pela pegadinha do que estava fazendo a Silepse. Eles geralmente entendiam de outro modo ou simplesmente diziam: "Falou errado campeão!" parecendo que eles eram CDFs. Justamente depois da invenção da Silepse que todo mundo que a faz é considerado um CDF... Ou com piadas ruins.

Modo de uso[editar]

A Silepse pode ser usado na linguagem popular mesmo pois ninguém a usa na formal. Bem talvez não usam pois a coisa sempre tá irregular e sempre tá faltando alguma coisa no meio. Enfim, é só fazer uma frase e ficar subentendido que você quis dizer aquilo mesmo. Eis algumas formas de Silepse que vão fazer a sua cabeça ferver de tanta dor de cabeça que vai causar.

Modos de Silepse[editar]

Silepse de Pessoa

Cquote1.png Todos nessa sala somos gaúchos Cquote2.png
Exemplo de silepse

Mais uma vez, a joça não concordou com o sujeito, isso se chama "Silepse", agora você pode provar a sua professora enjoada que não há erro de concordância pois você fez Silepse, mas também duvido que os seus erros sejam poucos. Enfim, de alguma forma o "somos" deixa subentendido que são várias pessoas.

Ele podia simplesmente ter dito "Todos nessa sala são gaúchos, exceto inclusive Eu" mas ele preferiu cortar tempo e fazer logo que ele também tava metido no meio. Está certo, apesar de sua professora das antigas estar discordando disso.

Silepse de Número

Cquote1.png Gaúchos são bravos e fortes, não fogem da luta Cquote2.png
Exemplo de Silepse de número

Não concordou de novo e a culpa é do "fogem", simples resolver isso. O fogem deixa subtendido que são vários gáuchos, apesar de que eu acho que essa silepse está só errada mesmo. Podia ter dito: "Os gaúchos são bravos e fortes, não fogem de uma luta" mas se usar a Silepse é pra achar tudo bem!

Silepse de Gênero

Cquote1.png Porto Alegre é linda. Vista daqui parece um jardim. Cquote2.png
Exemplo de Silepse
Cquote1.png Questionador.jpgPOR QUE VOCÊ SÓ FALA DE GAÚCHOS? Cquote2.png
você

Bem, foda-se esse gosto, talvez porque você goste de gaúchos daí já sabendo do público alvo eu já coloco exemplos de gaúchos. Ou simplesmente porque quem criou a Silepse é viado. Enfim, a Silepse de gênero é usada em pronomes próprios, em nomes de cidades e na expressão "a gente". Você não vê nada de errado nessa frase não?

Pois é a mais usada pelo povão, talvez por isso.

v d e h
Silepse é uma Figura de linguagem!

Outras figuras de linguagem para você decorar: