Taça Guanabara

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Taça Guanabara. Usada como peso de papel e segurador de porta.

Cquote1.png Se o estado da Guanabara não existe mais, porque a Taça Guanabara não foi extinta juntamente com ele também? Cquote2.png
Nerd sobre Taça Guanabara
-Taça Guanabara- é o primeiro turno do Campeonato Carioca de Futebol. A taça em si não vale nada, pois no final das contas não é título nenhum, é como ganhar uma semi-final. A única vantagem mesmo é que o time que ganha essa semi-final do Carioca, pode disputar, e ganhar a outra.

Origem[editar]

Lá pelos idos de 1900 e Ditadura Militar, a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro, e o distrito federal era o estado da Guanabara.

Assim como o atual Distrito Federal, o estado da Guanabara era minúsculo e não prestava pra mais nada a não ser abrigar a capital nacional e a corja que a governava. Com a construção de Brasilia e a mudança da capital federal, o estado da Guanabara não prestava pra mais nada e em 1974 ele foi incorporado ao estado do Rio de Janeiro.

O campeonato carioca de futebol (na verdade campeonato fluminense de futebol, já que fluminense é o gentílico do estado do Rio) era monótono, assim como hoje, e praticamente só os quatro grandes do Rio ganhavam. Assim como o inútil estado da Guanabara, resolveu-se nomear o primeiro turno do campeonato de Taça Guanabara. Isso porque era comum timecos muitas vezes vencerem o primeiro turno por conta da ressaca de ano novo e carnaval dos grandes craques dos times maiores.

Assim, times nanicos como o Ameriquinha poderiam finalmente comemorar um "título". De fato o América conseguiu um título, e só.

Fail[editar]

O maior fail da Taça Guanabara é o Botafogo, que mesmo sendo o atual bi-campeão da Taça, venceu 2009 e 2010, só tem seis míseros títulos. O que significa que até 2008 tinha só quatro!

Títulos por Clube[editar]

Flamengo: 18 títulos
(todos roubados)

Vasco da Gama: 11 títulos
(ganhos por manobras do Eurico)

Fluminense: 8 títulos
Botafogo: 6 títulos
América: 1 título
Americano: 1 título
Volta Redonda: 1 título

Ver também[editar]