Tectônica de Placas

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Aaaaaaahhhhhhhhhh!! Cquote2.png
Povo no meio de um terremoto

A Teoria da Tectônica de Placas é a explicação geológica que explica o por que de a crosta terrestre se mexer e causar aqueles terremotos que você vê na televisão.

A Teoria[editar]

A Terra é toda quebrada.

Em um belíssimo dia, um sujeito chamado Alfred Wegener, campeão de quebra-cabeça de Pissirica da Serra, percebeu que o Brasil e a África parecem se unir em um quebra-cabeça, como se pode ver no mapa. E daí? Isso qualquer idiota consegue notar. O pulo do gato está no argumento de Wegener, o qual lembra que a África vive um contexto de extrema pobreza, assim como o nordeste brasileiro. A teoria de Wegener fazia sentido e despertou a curiosidade da comunidade científica. Não só África e América do Sul, mas outros continentes poderiam ter alguma ligação. Poderia ser que no passado, lá pela era Dercizóica, os continentes estivessem malocados numa coisa só, mas por alguma razão não estão mais. Muitas pesquisas foram feitas para se chegar às ideias de hoje.

Deriva Continental[editar]

As primeiras teorizações científicas sobre a movimentação dos blocos de terra apontavam que os continents simplesmente navegavam pelo mar, norteados pela maré lunar. Essa teoria ficou conhecida como Deriva Continental ou Teoria do Milênio Lunar, pois também se tentou provar que o curso da maré se inverte completamente a cada mil anos, interferindo na deriva dos continentes. Basicamente, as terras navegariam em nome da Lua, de acordo com a teoria.

Tectônica das Placas[editar]

Posteriormente, a ciência avançou mais e abandonou a Teoria do Milênio Lunar. Hoje sabe-se que os continentes se movem por causa das chamadas placas tectônicas, que são um monte de rachaduras no interior do planeta. Alguns dizem que Deus queria brincar de quebra-cabeça e por isso rachou o globo, mas ainda não há um consenso sobre a causa do fenômeno.

Efeitos das placas[editar]

O quebra-cabeça divino.

As placas tectônicas estão sempre se mexendo, por isso causam aqueles terremotos que o Jornal Nacional adora exibir, a fim de desviar um pouco a nossa atenção dos políticos de Brasília. Note que os terremotos e as erupções vulcânicas sempre acontecem perto das bordas dessas placas, por isso que o Brasil, localizado dentro da mesma placa, só tem esses terremotos pequenos, como o Terremoto de São Paulo, mas suficiente para esquecermos as outras coisas que estão acontecendo no país. E quanto aos países que se situam perto das fronteiras de placas tectônicas, só podemos dizer uma coisa, MWAHAHAHAHAHA!!!