Torre de TV Digital de Brasília

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Torre de Televisão Digital also known as "Flor morta do Cerrado" deveria ser um monumento em Brasília. A torre fica sediada lá no cu do Judas, distante tanto pra quem mora na região norte de Brasília (Lago Norte, Sobradinho, Paranoá e Planaltina) e mais ainda pra quem mora na regão sul (Guará, Gama, Santa Maria e o escambau). Apesar de ninguém conseguir visitar — com exceção de alguns malas com carro dy pobrý e que moram mais próximos e vão lá apenas para vadiar —, o local mal abriu e já entrou em reforma, típico de acontecer em terras brasilis. A obra é assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ou seja, tiveram permissão para gastar bilhões para construir uma estrutura estranha e sem precisar dar garantias de que a obra dure.

Teoricamente um ponto turístico, o lugar passa mais tempo fechado do que qualquer outra coisa e quando abre serve apenas de local de tortura de turístas, que já sofrem para se deslocar para um lugar tão isolado, chegando lá ainda são obrigados a ficar num descampado sob o extenuante Sol de Brasília e o ar seco, pra subir na torre e lá do alto ter o privilégio de perceber como a região é rodeada de favelas e barracos das invasões do fundão do Lago Norte.

Estrutura[editar]

A torre sempre fica lotada devido a sua fácil localização. Só são alguns minutos do centro de Brasília (de avião).

A estrutura tem a mesma forma da balança da justiça brasileira, com as cuias viradas para cima. O cilindro central lembra uma tocha olímpica com a cabeça que remete a um disco voador.

Niemeyer mais uma vez teve a preocupação de "socializar" o local, criando um bar-café no topo do edifício. Só aí dá pra se ter uma ideia quanto irá custar casa subida de elevador, a não ser que você suba sozinho via rapel — o que é possível —, o que tornaria sua experiencia quase 0800.

Por fim, o local é de difícil acesso não porque era a única alternativa viável, nem porque era o mais alto, mas sim porque a Anatel participou da escolha do local. Ora, se a Analtel não dá conta nem de gerir as operadoras de telefonia, porque daria conta de escolher um local apropriado para a instalação de uma antena (re)transmissora do sinal? Agora que a torre já foi construída, para minimizar o problema, o governo quer fazer uma nova invasão próxima ao local e transformar a região norte na mesma masturbação urbana que é a região da divisa do sul do Distrito Federal com o Goiás.

Sinal Digital[editar]

O sinal que passou a chegar nas casas da região é bastante pobre e de péssima qualidade, pior até mesmo que os sinal analógico fornecido no inicio dos anos 60.

Veja também[editar]