Travessia do Eixão

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista aérea da área de provas (level 1)

Cquote1.png Nossa Senhora do Cerrado protetora dos pedestres que atravessam o eixão às seis horas da tarde, fazei com que eu chegue são e salvo na casa da Noélia Cquote2.png
Renato Russo

Travessia do Eixão é um esporte radical bastante praticado na capital federal. Consiste na tentativa, eventualmente frustrada, de intrépidos pedestres em atravessar as 6 faixas do Eixo Norte-Sul que liga as duas asas do Plano Piloto.

Por determinação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), por motivos de segurança e preservação dos atletas, a travessia dever ser (e fatalmente será) precedida de uma etapa anterior de aquecimento e uma posterior de soltura (desaquecimento gradual), cada uma consistindo na travessia de 4 faixas adicionais de cada um dos eixos auxiliares (eixinhos), totalizando um percurso de 14 faixas.

O esporte se tornou internacionalmente conhecido após o lançamento do jogo Frogger, no qual o personagem original (o candango) foi substituído por um sapo devido à pressões da Sociedade Internacional dos Direitos Humanos.

A Prática[editar]

Aqui vemos uma imagem aérea de um candango tentando praticar o esporte.

Nesta difícil modalidade esportiva, o pedestre, além de um condicionamento físico invejável, precisa ser dotado de noções básicas de física e movimento retilíneo uniformemente variado, para executar cálculos da velocidade do carro e dessa forma evitar de ser atingido.

Nessa modalidade ser eliminado no meio da prova, não e nada bom pois os fiscais são feitos predominantimente de aço e correm ha uma velocidade media de 120Km/h.

Alternativa[editar]

Há a opção alternativa ainda mais radical, que é atravessar o Eixão através de uma incrível passarela subterrânea, que tem cheiro de xixi de mendigo.

Esta desafiante aventura é constituída pelo fato de não haver qualquer tipo de iluminação nessas passagens, o que significa um ambiente muito próspero para o roubo. Se você for uma mulher, considere-se estuprada. Se for um homem, também. Desviar das poças de mijo constituem desafio similar ao de desviar dos carros na parte de cima.

Apesar disso, você pode apreciar a arte das manifestações culturais brasilienses. No final das contas, a aventura é a mesma pela passarela ou pelo Eixão.