Uno (jogo)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
NewBouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Uno (jogo de cartas).

Cquote1.png Eu gOxxXtuH!! Cquote2.png
Restart sobre uno
Cquote1.png Eu invoco o +4!!!! E agora equipo com um +2 verde Cquote2.png
Yugi jogando uno
Cquote1.png Na União Soviética, o número 1 bate em VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre uno
Cquote1.png Não disse uno? Pega sete! Cquote2.png
Jogador de uno quando o outro esquece de dizer "uno"
Cquote1.png Minha mão tá doendo... Cquote2.png
Jogador de uno quando colocam o número 1.
Cquote1.png ......... Cquote2.png
Jogador de uno quando colocam o 7 Vermelho

Uno é um jogo feito especialmente para retardatários que não tem capacidade mental de jogar jogos de adultos como Poquer, Truco ou mesmo Banco Imobiliário.

Criação[editar]

Um típico jogador.

Se trata de uma derivação do Crazy Eights or Shedding family of card games, que não passa de babacas descartando cartas numa mesa.

O Uno foi criado em 1971 por Merle Robbins depois de plagiar um jogo tipicamente mineiro, o "Mau-mau" (chamado de "Oito Malucos" também). Ele inventou o Uno para solucionar uma discussão com o filho sobre o jogo Crazy Eight. Na verdade ele só era um barbeiro viadinho que odiava perder pro filho num jogo de adulto e resolveu criar um jogo que a sua capacidade mental comportasse. Hoje em dia o jogo pertence à Mattel.

O Jogo[editar]

Um jogo cujo o slogan é The Colored Card Game ("O Jogo da Carta Colorida") não deve ser de forma alguma um bom jogo. Além de obter regras absurdas como:

  • Descer um 6 não fala durante a rodada até cubri-lo com outra carta... caso fale é preciso levar palmadinhas no bumbum até ficar vermelho.
  • Descer o 0 troca as cartas de todos os jogadores, sendo assim se alguem jogar um 0 e você tiver uma carta, pode chingá-lo.
  • Descer o 9 todo mundo faz um montinho.
  • Descartar um 5 todos tem que ficar sem respirar por 1 rodada, do contrário precisará comprar 2 cartas.
  • Descer o 8 paga um boquete para todos.
  • Descer o +2 da o cu 2 vezes

Cartas[editar]

O Ás pula o próximo jogador (ops! Imagem no artigo errado).

O baralho do jogo de cartas Uno tem exatamente 108 cartas, sendo:

  • 19 cartas azuis - de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes - de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas - de 0 a 9;
  • 8 cartas "Comprar duas cartas" - duas de cada cor em vermelho, amarelo, azul e verde;
  • 8 cartas "pular" - duas de cada cor em vermelho, amarelo, azul e verde;
  • 8 cartas "Inverter" - duas de cada cor em vermelho, amarelo, azul e verde;
  • 4 cartas "Coringa";
  • 4 cartas "Coringa, compra quatro cartas".

Cquote1.png Qual o problema dessas pessoas? Que não conseguem entender um baralho comum, não sabe o que é valete, dama, ás, copas, paus, espada?? Cquote2.png
Jogador de Oito Malucos sobre Uno

Até uma criança de 5 anos pode diferenciar as cartas chamando-as por nomes mais simples como "arvorezinha" ou "coraçãozinho". E quanto às cartas que indicam que você deve pular ou inverter, não conseguem decorar o que cada carta faz? É difícil para o seu cérebro lembrar do que cada carta faz? Ou será que o jogo é tão idiota que não tem regras suficientes para o número de cartas, por isso precisou ser adaptado porque a criatividade do autor do jogo era mínima.

Então se você é estúpido o bastante pra jogar esse jogo, Boa Sorte. Já existem cursos na Apae de "Como jogar Uno sem babar nas cartas". Aproveite.