VMM - Vagabundability Maturity Model

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

VEI (aka. Vagabundation Enginering Insitute) apresenta o modelo que vai tomar conta do mercado de desenvolvimento de Software!

O resultado principal do "processo"

VMM ou Vagabundability Maturity Model[editar]

Tem como significado a estratificação em níveis de maturidade da capacidade de organizar “processos”, não sendo necessário trabalhar. Sendo assim, a meta é realizar todos os "processos" sem que o foco principal seja o produto.

O produto final é secundário e os “processos” se tornam o foco principal, criando uma teia de ociosidade que será interpretada como um ciclo de desenvolvimento maduro, organizado e que fará com que o seu projeto torne-se cada vez mais rentável.

Logo, a sua empresa será capaz de seguir um "processo" contínuo que acarretará em outro "processo" contínuo, formando um ciclo vicioso e com final indeterminado. Sendo assim, seu projeto tera longevidade e os lucros serão altos.

Fluxo vmm.jpg

As origens[editar]

No ano de 2001, durante um projeto bastante modular e com mais de 100 pessoas envolvidas, nos deparamos com uma situação que podemos encontrar em todas as empresas que, de alguma forma, trabalham com desenvolvimento de software: "temos pouco trabalho, ou quase nenhum, e temos que mostrar que estamos trabalhando".

Acreditando que existe solução para este problema, pesquisamos as melhores possibilidades e descobrimos que o importante é que todo o trabalho deve ser transformado em processo. À partir desta ideia que chamamos de “morcegation”, montamos um modelo de maturidade de processos que nos levou ao mais alto nível de ociosidade. Concluímos que importante é que os processos sejam encadeados e indefinidos, fazendo com que o projeto torne-se robusto, aumentanto a qualidade, a longevidade e a lucratividade.

O ocio tornou-se a mais poderosa ferramenta no processo de desenvolvimento e a equipe que participou dessa inicativa foi reverenciada e aclamada como “excelência” em processos de desenvolvimento de software.

Com a documentação dos resultados e a criação de um modelo abrangente e eficaz, surgiu no início de 2004 o mais revolucionário modelo de maturidade, o Vagabundability Maturity Model, denominado VMM.

Os 5 níveis[editar]

A medida que a empresa conseguir entender o "processo" esta irá ganhar maturidade subirá em todos os aspectos. Veja a escala do VMM (figura ao lado).

Níveis de maturidade

Nível 1 - O Caos[editar]

Neste nível o profissional tem de trabalhar muito, porque não existem processos. As tarefas são atribuídas e tem que ser desenvolvidas em um curto espaço de tempo. Os cronogramas são apertados e existe um grande desgaste dos profissionais, gerando péssima qualidade de serviços.

É o nível inicial da maioria das empresas que produzem software. O nível mais caótico, com péssima qualidade, a menor rentabilidade e onde o trabalho é exagerado.

Nível 2 - Repetitível[editar]

Neste nível alguns "processos" e técnicas são definidas, mas o trabalho diminiu muito pouco. Não existem “processos” encadeados e estes ficam restritos a fase de projeto. Num mesmo projeto, os profissionais não tem o mesmo nível de conhecimento dos “processos” e por isso não conseguem ficar ociosos.

Nível 3 - Definido[editar]

Neste nível os "processos" são definidos para toda a organização, seguindo aquela máxima: repita um “processo” tantas vezes até que comecem a achar que ele funciona e após isso, passe para outro “processo”. Assim sendo, se todos os envolvidos comecam a encadear os processo da mesma maneira, a ociosidade não será questionada, pois torna-se um comportamento organizado.

Esse é um nível bastante organizado e difícil de chegar pois envolve uma coordenação entre os pares que não é facil de conseguir. Sempre existem profissionais dispostos a trabalhar e tentar “subir” na vida. Isso acaba em produto final e os encadeamento de “processos” é quebrado. É imprescindível coletar estatísticas sobre a eficácia dos “processos” para não fazer nada para possibilitar a evolução contínua do desenvolvimento e manter a ociosidade em completa harmonia. Outro fato importante é eliminar os profissionais que teimam em executar “tarefas” e quebrar o ciclo vicioso de “processos”.

Nível 4 - Gerenciado[editar]

Neste nível os "processos" são coordenados de maneira global para que tudo pareça estar funcionando de maneira completa e organizada e gerando resultados. Deve-se ter o cuidado de sempre definir resultados intangíveis e vagos para que os níveis superiores da organização não possam questionar a eficácia do “processo”, já que a qualidade é total e o lucro é alto.

Os “processos” são analisados e melhorados baseados nos dados colhidos no nível 3, e o encadeamento é geral. Neste nível o produto final ainda é gerado, mas a ociosidade predomina. Todos os profissionais envolvidos seguem o encadeamento de “processos”, formando um loop coordenado e gerenciável. Este nível é a grande melhoria do “morcegation”, mas o ócio ainda não está completo.

Nível 5 - Melhoria Contínua[editar]

Neste nível os “processos” estão totalmente encadeados e organizados de maneira que geram um loop permanente. O cliente acredita no “processo” e o próprio ócio é um processo. Torna-se natural o “morcegation” e ainda dá uma visão de qualidade e faturamento, possibilitando valorizar o profissional ao máximo.

Também neste nível o “processo” está institucionalizado gerando imensas possibilidades comercias (você tornou-se um consultor... e como todos sabemos, 100% ocioso).

Casos de Sucesso e Depoimentos[editar]

Cquote1.png O VMM é a mais avançada metodologia de desenvolvimento de software. A VMM possui grande potencial de crescimento, baseado na qualidade e genialidade das propostas, que podem ser expandidas inclusive para outros ramos de atividade.Por isso investimos no VMM. E é por isso que o seriado caótico ainda passa na TV à cabo Cquote2.png
Captain John Sheridan, Earth-Force Officer - Babylon5 sobre VMM - Vagabundability Maturity Model

Cquote1.png Me sinto mais preparado para estar participando dos desafios que algumas ocasiões nos colocam. Consigo ter uma visão mais ampla das oportunidades que podem aparecer e consegui colocar processos em todas as minha atividades. Ao introduzir a metodologia, eu e o menino prodígio não trabalhamos mais. Agora o negócio é 'morcegation' todo dia e festa toda noite! Cquote2.png
Bruce Wayne, CEO of Wayne Enterprises - Batman sobre VMM - Vagabundability Maturity Model

Consultoria: seus problemas acabaram![editar]

Se você ainda acredita que trabalho gera dinheiro, esqueça o VMM.

Este modelo alavancará a sua empresa, tornando-a rentável e totalmente gerenciavel. A qualidade será total e os processos serão encadeados para gerar lucratividade, qualidade e satisfação do cliente. Venha a nós, pois um equipe experiente e capacitada está pronta para atendê-lo. Nós podemos ajudá-lo.

Certificação[editar]

Para ser um certificado VMM, siga os passos abaixo:

  1. Leia com atenção as definições e as propostas do modelo.
  2. Saiba quais são e oque representam os níves do VMM.
  3. Envie-nos um email solicitando o questionário de certificação (não é necessário identificar-se).
  4. Preencha todos os campos do questionário, descrvendo com suas palavras oque entendeu do modelo e envie-nos.
  5. Caso você tenha sucesso, estará recebendo uma certificação por email, com um código de certificado que lhe dará inumeras vantagens, principalmente dentro do grupo de pesquisa e desenvolvimento do VMM. Grupo este que está dentro das maiores organizações de desenvolvimento de software do Brasil e do mundo.

Aguardamos o seu contato!

Ver também[editar]