Violação de direitos autorais

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com pirataria

Cquote1.svg Você quis dizer: Plágio Cquote2.svg
Google sobre Violação de direitos autorais
Cquote1.png Experimente também: Fair use Cquote2.png
Sugestão do Google para Violação de direitos autorais
Cquote1.svg Que atire a primeira pedra quem nunca violou os direitos autorais de alguém. Cquote2.svg
Jesus sobre violação de direitos autorais
Cquote1.svg Caro usuário: nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes! Cquote2.svg
Wikipédia sobre qualquer noob que tentar violar direitos autorais lá
Cquote1.svg Dá cadeia Cquote2.svg
Capitão Óbvio sobre violação de direitos autorais
Cquote1.svg Fodam-se os direitos autorais Cquote2.svg
Oscar Wilde sobre violação de direitos autorais
Cquote1.svg Fair use não serve pra porra nenhuma, sou taxado como violador de direitos autorais mesmo assim! Cquote2.svg
Usuário do Youtube sobre tentar upar um vídeo com direitos autorais sob alegação de Fair use (uso justo)

Violação de direitos autorais, conhecida por quem gosta de fazer anglicismo como Violação de copyright, e pela senhora Wikipédia pela sigla VDA, é quando você pega qualquer coisa que não te pertence mais e faz qualquer coisa com ela, sem permissão do autor. Como não se ensina nada na escola a respeito, muitos noobs muitas pessoas acabam pegando trabalhos protegidos por direitos autorais e violando eles. Por isso, processar alegando direitos autorais virou uma arma de destruição em massa para que as companias pudessem arrancar dinheiro das pessoas e/ou acabar com a reputação delas.

É mais ou menos essa mensagem que aparece quando alguém como você tenta copiar algo para a Wikipédia.

Muitos noobs confundem violação de direitos autorais com plágio. Mas plágio é quando você, além de copiar o material protegido por direitos autorais sem autorização, ainda tem a cara de pau de dizer que foi você que inventou aquilo. Ou seja, plágio tem mais a ver com óleo de peroba do que o VDA.

História[editar]

Violação de direitos autorais já existe desde que sua vó nasceu, mas poucos foram os casos registrados, afinal na época todo mundo era gente honesta e ninguém queria saber de arrancar dinheiro dos outros através de processos, pelo que o copyright não era uma coisa popular.

O primeiro caso de VDA conhecido foi quando Martinho Lutero criou a Reforma Protestante, ele foi processado pela Igreja Católica por violar os direitos autorais de várias coisas da igreja, como a imagem de Jesus, a cruz, a bíblia e etc. Mas tudo que Martinho Lutero queria era trazer essas coisas para o povo, de uma forma mais acessível e grátis. Só que a Igreja Católica não conseguiu deter Lutero, e um dia o júri decidiu que os católicos deveriam dividir os direitos autorais das coisas deles com os protestantes. Puta falta de sacanagem, tio!

Mas isso foi só um caso isolado. O que acontece é que hoje em dia, empresas ambiciosas como a Viacom, Warner Bros, Sony e muitas outras, descobriram que violação de direitos autorais pode ser um motivo muito bom para se conseguir arrancar dinheiro dos outros. E é aí que o negócio começou a virar putaria. Agora praticamente tudo que existe no mundo é protegido por direitos autorais. Você já nem sabe mais se está violando os direitos autorais de alguém, você pode estar violando direitos autorais agora se estiver arrotando, peidando ou comendo, que são coisas essenciais para que um ser humano sobreviva.

Será que eu estou violando os direitos autorais de alguém agora mesmo?[editar]

Só por estar respirando, sim, você está sim violando os direitos autorais de alguém. Não se sabe de quem, mas você está. Você pode ser preso por isso, sabia?

Como saber se uma coisa está protegida por direitos autorais, para eu não violá-la[editar]

Não tem como! MWAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Apenas o ato de criar um texto ou qualquer coisa significa que você possui os direitos autorais dela.

Por exemplo, os direitos autorais do cocô que você cagou no banheiro são seus, e qualquer um que tente, por exemplo, tirar foto deles, terá de pagar os royalts pra você ou então será processado. E o juíz aplicará uma pena pesada contra você, isso quer dizer que você terá, tecnicamente, de pagar milhares de reais por um cocô!

E não é nem necessário que o autor diga que a imagem, o texto ou qualquer coisa está protegida por direitos autorais para ela ser protegida, mesmo que o autor esteja cagando e andando para onde ou como a imagem vai ser usada[1]: Para você ver como é esse negócio de violação de direitos autorais, a obra só poderá ser usada livremente se o autor tiver gritado, bem alto, com tom e voz, que a sua obra está em domínio público.

Notas[editar]

  1. Muitas brigas na Wikipédia acontecem exatamente por causa disso: O autor está pouco se fodendo pra imagem, quem se importa são os wikipedistas que estão ali brigando