What If...?

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar


E Se a Marvel Lançasse Mais Uma Série Merda?
Popôster da série

Popôster da série
Formato/Gênero Exploração de universos paralelos mal escritos
Duração Meia-hora e olhe lá
Criado por {{{criador}}}
Diretor(es) {{{diretor}}}
Produtor(es) {{{produtor}}}
Apresentador(es) {{{apresentador}}}
Elenco {{{elenco}}}

Narrador {{{narrador}}}
Tema de abertura {{{abertura}}}
Tema de encerramento {{{encerramento}}}
País Bidenland
Rede de televisão Disney+ e na Ilha de Tortuga
Formato de exibição {{{formato_exibição}}}
Idioma {{{idioma}}}
Transmissão original {{{p_transmissão}}}
– presente
Temporadas Por enquanto 1
Episódios 9
[disney.com Página oficial]
IMDb
TV.com


Cquote1.svg Quadrinhos, videogames, telas de cinema, smartphones... a influência do Rato se alastra pelas mídias digitais com a velocidade e a fúria de uma super leptospirose. Eu sou o Vigia. Eu sou seu guia nessas vastas e sombrias realidades, onde todas as culturas globais são condensadas em uma só merda empacotada pronta para o consumo da maior quantidade de compradores possíveis. Me siga e pondere a pergunta: "E Se?" Cquote2.svg
O Vigia no começo de cada episódio.
Cquote1.svg E daí que a gente investiu centenas de bilhões de dólares nesse projeto e você agora é a arma mais forte que temos contra os nazistas? Você é mulher, porra! Cquote2.svg
Sargento machista opressor fazendo um argumento lógico no primeiro episódio.
Cquote1.svg Wakanda Forever! Cquote2.svg
A Internet sempre que o cadáver do Chadwick Boseman fala alguma coisa na série.

What... If... ?... (BR "E se?", também traduzido como "O Que Aconteceria Se?" em algumas legendas, um título pouco prático) é mais uma série da Disney/Marvel e o 36º título da infame Fezes Fase 4.

Lançado após a bonanzaria multidimensional, multitemporal e autoincestual de Loki, a série presumidamente mostra o que acontece logo após a morte do Negão no Fim do Tempo, quando as linhas temporais voltam a se ramificar em histórias mirabolantes que se dividem em duas categorias brandas: "Histórias que recriam de forma porca alguma série de quadrinhos clássica" e "Histórias novas retiradas do toba de quem quer que seja o novo estagiário cotista na sala de roteiros da Marvel".

Na prática, é uma desculpa esfarrapada dos roteiristas para não serem demitidos após serem flagrados assistindo a "cenários alternativos" de Dragon Ball ao invés de trabalhar (fingindo que é inspiração) e ao mesmo tempo canonizar a fanfic normie escrotona de Vingadores: Ultimato em que o Homem-Formiga invade o fiofó do Thanos. Como a Marvel já tinha feito algo parecido quando lançou Ultimate Marvel vs. Capcom 3, que como qualquer um sabe, foi feito apenas por causa da birra dos fanboys que queriam jogar com o Strider Hiryu, ela não teve problemas em aceitar a ideia e salvou a poupança (nos dois sentidos) dos funcionários vagabundos.

A série completou a exibição de sua primeira temporada em outubro de 2021, com uma segunda temporada planejada para algum momento de 2022, entupindo ainda mais a agenda cinematográfica do ano com baboseira de super-herói. What If...? conta com a honra de ser a única série animada da MCU e também a única série antológica (vulgo: novela), na qual todos os episódios são histórias separadas, independentes umas das outras (até o lançamento do episódio final, que se trata de um grande crossover entre todos os personagens da temporada, culminando numa espécie de Vingadores do Multiverso.)

Ela também diverge das demais séries da Disney+ por ser bem desenhada, considerando as experiências horrorosas e macabras com Hora do Recreio e Phineas e Ferb.

Premissa[editar]

Como explicado anteriormente, What If não se trata de storylines contínuas que destroem toda a caracterização de personagens anteriormente amados pelo fandom. Ao invés disso, a série se estabelece como um vídeo multimilionário do Ei Nerd!: todo episódio começa com o Vigia fazendo um discurso pretensioso sobre a natureza da realidade e explicando que existem múltiplas versões diferentes do universo, depois ele pede o seu like em um momento pseudo-imprevisível e volta pro discurso. Como isso se encaixa com a lore temporal estabelecida na série do Loki, onde um único cara no cu do tempo controla toda a linha temporal através de um empresarial gigantesco dos anos 60's, só Deus sabe.

Terminada a abertura, Uatu estabelece qual é o universo alternativo a ser observado, se baseando no pouco que sabe um poser que só conhece o universo do UCM, envolvendo coisas como Cquote1.svg E se a Peggy Carter tivesse se tornado uma super soldado ao invés do Steve Rola? Cquote2.svg ou Cquote1.svg E se um apocalipse zumbi acontecesse ou sei lá cara? Cquote2.svg, e aí o episódio começa, podendo ser ocasionalmente interrompido por uma imitação xenofóbica de japonês (dinhelo, hahaha!) ou um questionamento burro de algum "mequetrefezinho" hipotético falando Cquote1.svg Aaaain, Peter Cquote2.svg (a piada comparando a série com o Ei Nerd! não tinha terminado). Originalmente, havia sido deixado implícito que todos os universos alternativos eram o mesmo universo dos filmes, apenas com leves alterações, porém isso rapidamente deixou de fazer sentido considerando a quantidade de coisas que precisariam ser fundamentalmente alteradas para a premissa de alguns episódios acontecerem. Falando neles...

Episódios[editar]

WhatIfEp1.png
E se o Capitão América fosse uma cuié mina?
O primeiro episódio também é o primeiro exemplo da escrita moderna Hollywoodiana detectada na série. Nele, Peggy Carter (na verdade, todo o mundo, mas shhhh) decide observar a transformação do Steve Rogers na sala de injeção, ao invés de uma sala separada, e o ataque de um agente secreto da Hydra acaba criando uma situação no qual apenas ela seria capaz de receber o soro do super soldado. Ela entra na máquina e se torna a Capitã Carter. Imediatamente, ela sofre de machismo espontâneo por parte de seus superiores, mas após meros 5 minutos de episódio, se mostra muito melhor que o Steve Rogers foi no seu próprio filme, conseguindo miraculosamente recuperar o Tesserect, capturar Armin Zola e até mesmo salvar a vida do Bucky. Apesar das disparidades físicas, Steve (que continua sendo a versão masculina da Ana Furtado) ainda é o amor da sua vida e os dois continuam tendo um romance nessa dimensão. O episódio retconneia o plano original do Caveira Vermelha e acaba com Peggy Carter enfrentando uns tentáculos bizarros do além, tendo que se despedir tragicamente de seu amado e indo parar no futuro, durante os eventos do primeiro Vingadores.
WhatIfEp2.png
E se o Senhor das Estrelas fosse negão?
A resposta para essa pergunta é óbvia: ele seria o cara mais foda da galáxia porque ele supostamente teria que ser totalmente excelente no que faz por ser negro e pipipi popopó, seria reconhecido e respeitado por todos, teria a responsabilidade de transformar sua trupe de piratas espaciais em filantropos galácticos e capaz de convencer o Thanos a desistir de seu plano de matar metade do universo apenas na base do Talk no Jutsu. Em outras palavras, se o Pantera Negra tivesse ido pro espaço quando ele era criança, a paz reinaria no universo, enquanto o Peter Quill permaneceria na Terra e seria só um faxineiro patético, afinal, é essa a profissão que é dada por Hollywood a quem usa toca fitas com headphone em público. O episódio baba tanto o saco do Príncipe T'Challa (muito em parte pelo fato de que o cara morreu) que é de se surpreender que o cara não tenha morrido afogado no final.
WhatIf3.png
E se o Homem-Formiga entrasse na bunda do Thanos?
Não, esse não é o título oficial do episódio, obviamente, mas é praticamente comprovado que ele (o seriado) existe apenas para provar essa teoria. Na trama, que é pautada como um mistério de assassinato, todos os possíveis integrantes da Iniciativa Vingadores são misteriosamente mortos um por um. Nick Fury não sabe o que fazer e precisa trabalhar em conjunto com Natasha Romanoff para descobrir o verdadeiro culpado. No fim do episódio, descobrimos que é tudo obra de uma versão doida do Hank Pym, que enlouqueceu depois de perder a filha e decidiu ser o maior troll da vida do Samuel L. Jackson. Aparentemente, esse tempo todo, ele é o cara mais OP que já existiu no UCM, pois conseguiu sozinho matar geral com a maior facilidade, incluindo o Hulk, que explode no formato de uma nuvem de gás após ter seu coração expandido em 500%. Paralelamente, o episódio também poderia ser chamado: E se o Agente Coulson fosse um viadão?, pela quantidade de vezes que ele demonstra comportamentos homoeróticos falando de qualquer um dos Vingadores.
WhatIfEp4.png
E se o Doutor Estranho usasse o Olho de Agamoto para viajar no tempo?
Aparentemente ele poderia ter feito isso esse tempo todo, mas porque ele não usou a joia para voltar no passado e avisar pra todo mundo que o Thanos tava chegando pra comer o cu de geral ninguém sabe. Nesse episódio, ao invés de fuder as mãos no acidente automobilístico, Stephen Strange fodeu a vida da Rachel McAdams, que morre no acidente. Os eventos do seu filme ocorrem normalmente, até ele derrotar Dormammu e decidir que tá na hora de barganhar mais um pouco voltar no tempo pra salvar sua namorada. Ele tenta 241543903 vezes e em todas ela acaba morrendo de algum jeito surreal, um pior que o outro. Com sangue nos zoio, Stephen apelou e decidiu usar as artes das trevas para resgatar seu amor, com isso, mais regras sobre viagem no tempo e "Pontos Absolutos" no tempo são estabelecidas, ele suga meio mundo de capetas para dentro do próprio corpo e derrota uma versão boazinha de si mesmo. No final, adiantou porra nenhuma, o universo colapsou sobre si mesmo devido à suas ações e Stephen é deixado sozinho num cristal temporal, enquanto Uatu chama ele de corno.
WhatIfEp5.png
E se geral virasse zumbi?
No episódio mais bundão sombrio da série, Hank Pym novamente faz merda e traz um "vírus quântico" zumbificador para o universo Marvel. Todo mundo vira zumbi e o sangue de geral fica preto por algum motivo estranho (antes preto que branco). Nem os Vingadores aguentam e percebem que resistir é inútil, também virando zumbis. Os poucos sobreviventes decidem ir atrás de um sinal de rádio para tentar encontrar uma cura, ao invés de uma farmácia, mas essa ideia sonsa dá errado e todo mundo, menos Miranha, Pantera Negra aleijado e a cabeça do Scott Lang saem inteiros. Eles decidem ir para Wakanda pra elaborar uma cura pra parada, sem saber que Thanos Zumbi havia chegado no país horas antes.
WhatIfEp6.png
E se o Killmonger causasse uma guerra racial?
Nesse episódio, o vilão etnocêntrico do Pantera Negra se torna amiguinho do Tony Stark e o convence a botar pra frente seu projeto de Gundams drones humanoides de uso militar. Em sequência, para alcançar seu plano de armar todo negro como se tivesse negro desarmado no planeta e trazer à tona a solução final para os problemas de opressão racial, Killmonger trai todo o mundo, matando o Máquina de Guerra, seu primo e até o próprio Toninho Stark. Enganando os Wakandenses, fazendo eles acreditarem que os States estavam prestes a invadir, ele assume a posição de Pantera Negra e declara guerra contra o resto do mundo. No final, a pica sobra pra irmã antivacina do T'Challa (que ainda era quiança) e pra Pepper Potts, que se unem para resolver essa bronca.
WhatIfEp7.png
E se o Thor fosse o cara do Projeto X?
Nesse episódio, depois de crescer como o filho único de uma família rica numa cobertura do Leblon Asgardiano, Thor decide ir pra Terra para pôr em andamento a maior festa da história da humanidade, com mais de 8000 piscinas de mil litros de cerveja feita com cereais esmagados por objetos voadores não identificados. Literalmente todo o mundo tem um cameo, a festa sai do controle, a SHIELD chama a Capitã Marvel pra resolver e o dia é salvo quando a mãe do Thor aparece pra dar um carão na galera. No final, antes que ele possa sair pra dar um rolê com a Dra. Jane Foster, um Ultron de outra dimensão dá as caras, resultando no episódio seguinte (ou não).
WhatIfEp8.png
E se o Ultron fatiasse o Thanos ao meio, mas saísse no soco com todo o resto?
No que é provavelmente o episódio com a maior quantidade de implausivibilidades em linha reta da história, o fato do Ultron ter conseguido transplantar sua mente para o corpo do Visão é o bastante para que ele vença dos Vingadores, causando, em sequencia, um Holocausto Nuclear na Terra. Como é que ele pega as Gemas do Infinito? Simples: telecinese o Thanos aparece logo em seguida ao vazamento nuclear (2 anos adiantado) e morre 3 segundos depois, a preguiça dos roteiristas de escrever é palpável. Com as pedrinhas, Ultron se torna o cara mais pica das galáxias do universo e mata toda a lore de Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Thor: Ragnarok porque seu protocolo mandou. Por alguma razão, Viúva Negra e Gavião Arqueiro, os últimos 2 heróis vivos, são a única esperança contra Ultron, mas os dois falham no fim do episódio. Ultron fica tão forte que atravessa a barreira do Multiverso e tira 1x1 com o próprio Vigia, que é derrotado e precisa pedir ajuda pro Dr. Estranho Lovecraft do episódio 4.
WhatIfEp9.png
E se... Vingadores, só que em meia hora e sem qualquer sentido?
O Vígia toma o lugar de Samuel L. Jackson como recrutador da iniciativa Defensores Vingadores e dá uma geral em todos os protagonistas vivos dos episódios anteriores (menos o Miranha, que deve ter morrido). Juntos, esses humanos empoderados, acompanhados dum deus nórdico manguaceiro e um feiticeiro possuído pelo Satanás, devem derrotar um robô poderosão que é capaz de transformar todos em chocolate em pó vencido com um estalo, mas que nunca faz isso. Milagrosamente, os heróis conseguem derrotar Ultron, devido a uma falha no seu Avast, e com a crise resolvida, Uatu retorna para seu buraco intradimensional, onde aguarda a Season 2, torcendo para ter uma linha do tempo apagando o final de Homem de Ferro 3 e que NÃO TENHA uma linha com 3 Tom Hollands.

Elenco[editar]

Originalmente, a série se pautaria como uma grande reunião das várias estrelas célebres (algumas lendárias, outras nem tanto) que fizeram sua participação no UCM ao longo de mais de uma década de hegemonia cultural, entretanto, logo se descobriu que esse não era exatamente o caso. Considerando a quantidade de gente, cachês, agendas envolvidas e os Tempos do Morcego, alguns atores simplesmente não puderam ou não quiseram retornar, sendo substituídos por fulanos da indústria da dublagem que soam iguais aos originais e discutivelmente com certeza fariam um trabalho melhor que eles, mas que serão pagos com menos de 10% do que os atores dos filmes receberiam pelo mesmo trabalho. É só comparar o dinheiro ganho pelo Chris Evans até Capitão América 2 com o dinheiro ganho pelo Clécio Souto na dublagem do Estevão Rogério...

Ainda assim, a quantidade de pessoas que a Marvel conseguiu arrastar para dentro de um estúdio ou de um banheiro para gravar suas frases é minimamente impressionante. Nem todo mundo consegue dublar o coitado do Sherlock Holmes sofre pra expressar alguma emoção e a qualidade de alguns microfones remete a aúdios gravados em Tekpix, mas é o que tem pra hoje.

Os principais personagens/variantes temporais que marcam presença são:

  • MILF de 90 anos como Capitã Britânia - A versão fêmea inglesa do Capitão América que tem basicamente os mesmos poderes que ele + a famosa intuição feminina. Sozinha, conseguiu dar cabo de uma besta lovecraftiana imensa que mata o Caveira Vermelha em poucos segundos, mas que não é páreo para um escudo e uma espada, o completo oposto dos elfos negros. Infelizmente, para derrotar a criatura, a não-agente Carter precisou entrar num portal temporal com ela, se separando de seu amado Steve Rogers e sendo despejada para 70 anos no futuro.
  • Chris Evans Josh Keaton como Steve Rogers Hydra Stomper - Para não ser um magrelo inútil, Steve Rogers passa a utilizar uma versão robusta e tancuda do traje do Homem de Ferro que é energizada pelo Tesserect. A tecnologia dos anos 40's é aparentemente quase tão boa quanto a do presente, já que a roupa permitiu ao carinha voar, usar lança-chamas e mastigar tanque (sem leite). Sem ela, Steve não consegue causar muito estrago, mas coragem, virtude e compaixão ainda estão lá.
  • Não fazemos isso aqui como T'Challa Senhor das Estrelas - Quando criança, T'Challa andou 30 metros pra fora do campo de contenção de Wakanda e acabou sendo sequestrado pela galera do Yondu, que por algum motivo decidiu levar o moleque junto e abandonar sua busca pelo herdeiro do Ego. No espaço, em aproximadamente 20 anos, T'Challa se torna o líder dos Ravagers, amigão do Thanos e comedor intergaláctico, tendo até mesmo salvado a família do Drax. Após dar cabo de uma versão tunada do Colecionador, ele retorna para Wakanda para também se tornar o príncipe do país mais tecnologicamente avançado do mundo.
  • 8 anos sóbrio e ânus queimado como Thanos Bonzinho: O nome diz tudo: essa versão do Thanos trocou uma ideia com o T'Challa e aparentemente isso foi tudo que ele precisou para largar sua vida de tirano espacial (e comedor intergaláctico) e abandonar sua ideia do estalo. Ele agora só fica por ai de boa, tomando umas birinights com os colegas e tentando reacender seu relacionamento com sua filha. Ele até parou de ser escravoceta da Morte! Vale ressaltar que essa versão do Thanos é fraca pra cacete e toma uma pisa da galera da Ordem Negra.
  • Benicio Del Cabello do Supla como Colecionador Rei do Crime - Se aproveitando do Thanos ter virado um fracote e largado mão de seu exército, o Colecionador do nada decidiu tomar controle da galáxia, se transformando num cafetão chamado maciota alfa dela. A gangue do T'Challa precisa roubar umas sementes mágicas que estão sob sua posse, já ele, por sua vez, decidiu defendê-las com seu meio mundo de implantes cibernéticos e armas roubadas (pela quantidade de coisas na estante dele fica implícito que ele matou meio mundo de gente, incluindo os asgardianos). No final, ele é derrotado pelo negão com o piru grandão do espaço e provavelmente morto e comido cru pelos 5 milhões de escravos que mantinha preso em jaulas.
  • Nunca mais eu vou dormir como Hank Pym Jaqueta Amarela - Michael Douglas interpreta uma versão Michael Douglas do Hank Pym Pym Pym, vem chegando na boate, que enlouqueceu (todo mundo louco...) após perder sua única filha numa operação da S.H.I.E.L.D e decidiu se vingar do Nick Fury assassinando todos os possíveis membros da Iniciativa Vingadores. O velho é extremamente eficiente e só consegue ser derrotado quando os terráqueos se aliam ao Loki pra encurralá-lo em um anúncio de um cemitério. Sua derrota, consequentemente, traz a tona uma invasão asgardiana sobre a terra (bem que o link disse o que ia dar).
  • Alan Turing autista como Doutor Estranho Supremo - Ele é "Supremo" porque absorveu a essência de bilhões e bilhões de capetinhas dos 9 infernos para ter poder de luta o bastante para salvar sua namorada. Mesmo com tanto poder, quase toma uma pisa de uma versão "normal" boazinha sua e só ganha porque apelou pra magia das trevas. No fim do dia, não conseguiu salvar porra nenhuma e causa a destruição de todo o seu universo. Parabains.
  • Tom Holland Hudson Thames como Homem-Aranha Caçador de Zumbis - Nesse universo dominado por mortos vivos, Peter Parque sobrevive e se torna um dos super-heróis restantes, depois de todo o mundo se sacrificar/morrer para que o grupo recuperasse a gema da mente e um jatinho particular.
  • Tocha Humana fake como Rei Killmonger - Na sua dimensão, Killmonger trama para se tornar amiguinho do Playboyzinho e juntos ambos botam pra frente a ideia de criar um exército de robôs para defender a terra o que não deu muito certo antes. Na verdade verdadeira de verdade, Killmonger quer a mesma coisa que queria no filme do Pantera Negra e para isso mata seus compatriotas raciais e até mesmo seu próprio primo. No final, através de mais traições contra a própria nação de Wakanda e o exército americano, ele é decretado o próximo herdeiro do trono.
  • Vingador "mais forte" como Thor da Festa - É o mesmo Thor de sempre, só que estragado pelos pais. Gosta de sair por ai explodindo planetas e dando virote em vinho carreteiro. Antes que pudesse sair num X1 derradeiro contra a Capitã Marvel na Sibéria, tomou uma bronca da mamãe e decidiu se ajeitar na vida.
  • Não é o James Spader como Ultron do Infinito - Ultron juntou as seis pedras do infinito, matou um universo inteiro, não achou o suficiente e decidiu também matar o multiverso inteiro na versão definitiva da Skynet. Sua voz nessa versão não é nem de perto tão legal quanto no filme como se ele fosse legal no filme.
  • Não é a Scarlett Johansson como Viúva Negra, a Última Vingadora - De todos os heróis pica roubados dos Vingadores, Viúva Negra é a única sobrevivente de um universo em que esse Ultron ganhou. Equipada com duas glocks e o escudo de seu pai adotivo, só Deus sabe o que caralhos essa mulher vai fazer contra um exército de robôs multidimensionais de um cara que é tão pica que devora uma galáxia inteira com uma mordida.
  • Uhura como Gamora, Assassina de Thanos - A Gamora dessa universo meio que aparece do nada no meio do 9º episódio, quando o Vigia sai recrutando pessoas para sua luta contra Ultron. Ela tá na forja do Tyrion Lannister gigante junto com um Homem de Ferro feito de sucata quando o negão interdimensional aparece. Aparentemente, a razão para sua introdução ser tão súbita é que seu episódio não pôde ficar pronto a tempo do lançamento da primeira temporada e acabou sendo adiado para a segunda.

Ver também[editar]