Windows Phone

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Atenção! Este artigo foi desenvolvido pela Microsoft! Menu canto windows.gif
E seu autor o programou no setor de R&D da Microsoft, por isso, pode conter slowdowns, travamentos, consumo excessivo de RAM, spam e Tela Azul da Morte.
Para ajuda, acesse o Centro de Ajuda e Suporte da Microsoft.
Process-stop.svg.png


Cquote1.png Você quis dizer: Tetris da Microsoft Cquote2.png
Google sobre Windows Phone

Windows Phone foi uma linha de sistemas nem tanto operacionais da Microsoft para smartphones. Foi bastante associado a linha Lumia, antes da Nokia e que hoje pertence a Bugsoft, além de integrar outros aparelhos que quase ninguém conhece. Possuía a interface Metro (sim, aquele mesmo que a Microsoft integrou nas versões desktop dos Windows 8/8.1) que por sua vez foi substituído pelo ModernUI, então por aí se tem a idéia da merda que a MicoSoft desenvolveu. O Windows pra smartphone sempre foi o rubinho dos sistemas operacionais para portáteis ficando sempre para trás do travAndroid da Google, e o iOS da Apple.

Por ser mais um produto com o selo de qualidade? Micosoft, ele possui vários bugs bizarros como podem pesquisar por "bug windows phone" no meu site. Alguns dos bugs que só aparecem em projetos desenvolvidos com POG ou em programas que você desenvolveria caso trabalhasse com desenvolvimento de programas, de alguma maneira foram parar nesse projeto de sistema.

Versões[editar]

Moderno tablet com Windows Phone.
Windows Phone 7

A primeira versão do Windows Phone, mas na verdade não passou de um Windows Mobile de roupa nova.

Windows Phone 7.5

A segunda versão do Windows Phone. Não passou de algumas atualizações bestas para o Windows Phone 7.

Windows Phone 8

O Windows Phone com o mesmo motor do sistema operacional desktop.

Windows Phone 8.1

O último Phone dos Windows. O único com mais de 5 aplicativos descentes.

Características[editar]

Windows Phone justificando o uso do Windows em seu nome.

Os aparelhos celulares que portam tal sistema operacional, em especial os da linha MS Lumia, no geral, conseguem realizar qualquer tarefa que um Asha realiza com muita dificuldade ou não conseguem realizar de jeito nenhum (o mais comum). Na verdade, até o Nokia 1100 consegue realizar tarefas que um "Asha" não consegue.

De qualquer modo, dentre as funções "básicas" que os aparelhos Windows Phone (em especial os da linha Lumia) conseguem realizar está tirar fotos de baixa resolução (VGA pro mais top de linha), escutar música de 64bps (de preferência WMA ou MP3, não suportando outra coisa além disso), jogar alguns dos pouquíssimos jogos quase inexistentes da pobre marketplace da Microsoft (lá tem 0,0003% dos aplicativos da Google Play Store) e só. Como pode perceber, são "diversas" as possibilidades. Só não dá pra fazer ligações telefônicas, mas afinal, quem usa celular pra ligar hoje em dia não é mesmo?

Como já foi dito: é um celular com o "selo de qualidade? Microsoft", então espere ser surpreendido por mensagens de erro que aparecerão na sua tela como aqueles ads daquele site que alguém visitou ontem a noite.

Vale destacar dois detalhes do sistema:

  1. Ninguém além de você vai saber usar isso — Se você comprou ou ganhou em alguma rifa, pra sua mãe, muito provavelmente mais do que certamente com toda a certeza elá não irá saber usar. Compre um Nokia Asha, que faz mais o tipo dela que assim tu sai ganhando em economia num celular que ela não vai vender para poder se prostituir.
  2. Cortana — Os poucos usuários que o Windows Phone tinha, era apenas por causa de um aplicativo chamado Cortana. A Cortana é um programa assistente de voz (feminina) inspirada na personagem de mesmo nome do jogo Halo, criado como quibe do Google Now e da Siri e que inicialmente visava ajudar aos mais cegos dos olhos "enxergarem" o que tem na tela do celular, passando a atender depois as necessidades venéreas que os engenheiros da Microsoft guardavam dentro deles. Acabou que esse desejo interno contagiou outros nerds que passaram a desejá-la como se ela fosse uma gostosa de verdade.
    Com o abandono do Windows 10 Mobile, a Cortana ainda continuou nas demais versões do rWindows 10.