Zé Carioca

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Zé Carioca Da Rede é um Cavaleiro do Brasil
Acompanhe a saga dos nossos poderosos heróis rumo à conquista do hexa!
Cavaleiros do Brasil.jpg
Bandeira rj.jpg Coé, merhmão, eshte arhtchigo eh CARIOCA!

Não vandalize, senão a chapa vai ficarh quentche, cara. Agora deixa eu irh na praia pegarh um bronze nesse sol de 50 graush, comendo unsh bishcoitosh.

Kanji Galo.jpg Zé Carioca é uma ave

Este artigo é sobre um bicho que voa, tem penas e asas (ou não).

Cuidado com o que faz por aqui, pois o Pica-Pau está vigiando!

NovoWikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Zé Carioca.

Zé Carioca é um papagaio vagabundo que vive na Vila Xurupita, no Rio de Janeiro e estrela sua própria revista Disney. Seus amigos são Nestor, Pedrão, Afonsinho e Rosinha.

Personagens[editar]

Zé Carioca[editar]

Zé Carnavalesco

O maior malandro do Rio de Janeiro, foge sempre de um tal de Persi Stente, o maior cobrador do mundo, que já cobrou Sonic the Hedgehog e Mario Kempes. Voltando ao Zé, ele assiste treinos do Flamengo, Vasco, Sub-20 da Xurupita e o Corinthians. Sempre pede para seus vizinhos darem um café da manhã (isso quando acorda antes do meio-dia) por sua pobreza excessiva, como uma xícara de açúcar, uma xícara de café e pão. Vive sem trabalhar, assim como o Pica-Pau e o Homer Simpson (que trabalha, mas não trabalha direito).

Rosinha[editar]

Rosinha é a namorada do Zé Carioca, onde é a personagem feminina de maior destaque. Está nas histórias em quadrinhos do Zé Carioca desde seu princípio, assim como Nestor.

Filha do ricaço Rocha Vaz, Rosinha é de personalidade forte e genorosa, reside na mansão do pai em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita (embora às vezes seja referido seu endereço como Vila Xurupita também). É namorada do Zé Carioca, que tem origem (e presente) humilde, o que faz com que todos de sua classe social reprovem seu namoro com o papagaio, em especial o seu pai. Embora defenda o seu namorado contra tudo e contra todos, no fundo também questiona o estilo de vida dele, e sonha com o dia em que ele arrumará emprego e a pedirá em casamento.

Nas histórias mais recentes tem uma "sobrinha" chamada Gabi (parecendo este ser um parentesco de tratamento, pois diversas vezes é mencionada como herdeira única da fortuna do pai).

Nestor[editar]

Zé Carioca lendo o script da historinha de hoje

Melhor amigo do Zé, é um urubu maluco que vive na rede e que nem telefone tem, por falta de pagamento à Telefônica. Sonhou em ser jogador profissional, porém agora é jogador de futebol amador. Tinha um Fusca cor-de-rosa, que foi roubado pelo Zé para pagar um liquidificador de 400 reais. Melhor assim, pois Nestor não sabia dirigi-lo e nem pagava para Zé dirigir. Na maioria das histórias, é feito de trouxa pelo próprio Zé, o que não difícil de fazer, já que Nestor é um completo imbecil.

Pedrão[editar]

Zé Carioca argentino

Um Tim Maia mais obeso que Michael Phelps e mais negão que Michael Jackson! Tem um pomar de Jaca e é roubado quase todos os dias pelo e só come feijoada. Seu nome completo é Pedro Silva dos Santos (foda-se). É um dos personagens de maior destaque do Universo do Zé Carioco, sendo um dos poucos que não é ave (é um cachorro...(é mesmo? não diga?).

Pedrão é, dentre os melhores amigos do Zé Carioca, aquele que é vítima de seus golpes mais vezes (sempre cai fácil na lábia do papagaio), e também o que tem menos paciência com ele. Grandalhão, é comum vê-lo perseguindo o Zé para arrancar suas penas ao final das histórias. Tem temperamento explosivo, não é muito inteligente, porém Pedrão sempre demonstra bom coração e lealdade aos seus amigos, bem gay a sua atitude. Mas apesar dessa "frescura", Pedrão é muito mais forte e casca-grossa do que parece, visto que ele derruba qualquer porta ao seu caminho; já quebrou o cabeça de um rinoceronte com um soco,; levantou a casa do Zé com o muque; e dizem que ele já saiu no braço contra o próprio Chuck Norris!!!( ta bom que a carnificina briga mal durou 7 segundos, mas ainda sim é um esforço considerável, visto que ele tá vivo até hoje sem nenhum arranhão!!!!!!!).

Um dos grandes motivos para os freqüentes golpes do Zé Carioca contra ele, sempre ajudado pelo Nestor, é para poder ganhar dinheiro fácil para gastar tudo em Rosinha e Café (a Rosinha não é a única coisa preferida dele, né?).

Outra características marcantes do personagens são: é sócio da Unidos de Vila Xurupita e do Vila Xurupita Futebol Clube, ou grupo Corintias Futebol Clube; faz a melhor feijoada de todas, tanto que te faz cagar por 3 dias sem parar de tanto comer, além do peido fedido por tanto comer os feijóes.

Seu alter-ego em histórias esporádicas é o Capitão Porreta, capoeirista mascarado que conta com um ajudante (o Clodovil Afonsinho).

Afonsinho[editar]

Um intelectual que tem Windows Vista e tenta passar do Bill Gates. Sem sucesso na carreira do pagode, tentou fazer contatos com ET's que planejavam sexo, drogas e rock n' roll churrasco, pagode e futebol.

Rocha Vaz[editar]

Ou Vavá, para os íntimos, é um velho gordo milionário que fez propagandas com donos de fábricas de pamonha e tem um sítio com lago particular, grama particular e até um iate particular. Rocha Vaz (Gaytolino da Rocha Vaz) é um personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca desde seu início nos quadrinhos.

Rocha Vaz é sogro do Zé Carioca, que desaprova inteiramente o namoro dele com sua filha e herdeira, Rosinha. Arma sempre para prejudicá-lo, na tentativa de separá-lo de sua filha por não se misturar com a gentalha.

Vive em uma mansão localizada em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita. Seu fiel mordomo, que também já criou aversão ao Zé, chama-se Alberto. Seu cachorro, treinado para atacar seu genro, chama-se Átila. Seu genro, não por menos, tem o sogro como alvo freqüente para descolar dinheiro através de seus golpes.

Mais tarde descobre-se que Rocha Vaz era o chefe da ANACOZECA, organização especializada em cobrar todas as dúvidas do Zé Carioca e do Seu Madruga.

Zé Galo[editar]

Zé Galo é um vilão do universo do Zé Carioca, sendo o maior antagonista.

Invejoso e querendo roubar a namorada dele, Zé Galo faz de tudo para atrapalhar a vida do Zé Carioca e rivalizar com ele. Para tanto já criou até time de futebol e escola de samba próprios, bem como uma identidade de super-herói, para concorrer com o Morcego Verde e tirar vantagem com a Rosinha. E já caiu nas graças do pai dela, o missionário milionário Rocha Vaz, que o considera um bom partido para sua filha. Esta, embora apareça andando em sua companhia, na maioria das vezes despreza seu caráter.

Pela popularidade do Zé Carioca na Vila Xurupita, a maioria de seus amigos também não vão com a cara do Zé Galo. É o típico almofadinha clássico, metido e insuportável que se acha melhor que todos mas só se ferra no final (na vida real, porém, sabemos que as coisas são bem diferentes).

Zico e Zeca[editar]

Zé Carioca e seus sobrinhos traidores

Zico e Zeca são os sobrinhos gêmeos do Zé Carioca. Foram criados quando, por volta de 1962, não havia mais material próprio para ser publicado na recém-criada revista do Zé Carioca. A solução encontrada foi adaptar histórias do Mickey e do Pato Donald. Dessa forma, os desenhistas da Abril substituíam os dois personagens pelo Zé Carioca, o que explica as inusitadas "parcerias" entre ele e Pateta, nas quais originalmente atuava o Mickey. Zico e Zeca surgiram para substituir Huguinho, Zezinho e Luizinho (ficava um espaço vazio entre eles, onde deveria estar o terceiro sobrinho).

Assim como a maioria dos sobrinhos do universo Disney, não se tem notícias de seus pais, nem porque foram morar com seus tios.

São levados. Seu tio gosta de pensar neles como o futuro da sua família ao qual deve passar seu legado; eles às vezes tentam resolver seus problemas como o tio, outras vezes buscam soluções diferentes (procurando até por outros referenciais como o Nestor). As vezes até atacam de super-heróis (como o Paladino Implacável, alter-ego do Zeca).

Morcego Verde[editar]

A felicidade do Morcego Verde de ver um crime em sua cara

O Morcego Verde, cujo alter-ego é o Zé Carioca é um super-herói nenhum um pouco heroico. Apesar de fazer o possível para manter sua identidade secreta, todos sabem que ele é o Zé. Foi inspirado no Chapolin Colorado e no Morcego Vermelho (Peninha), que ele também criou, e parodia o Batman.

Sem nenhum super-poder, e inspirado pelas histórias em quadrinhos do Chapolin Colorado, de quem é fã, o Zé Carioca sai fantasiado de Lanterna VerdeMorcego Verde (fantasia que também foi atualizada junto com o personagem) para combater o crime de Vila Xurupita. Sempre utiliza sua lábia para ludibriar os malfeitores, sempre acaba fugindo da briga. Inferniza a vida do Delegado Porcôni, chefe da delegacia de Vila Xurupita, a quem, para irritá-lo mais ainda, chama sempre de Comissário (referência ao Comissário Gordon das histórias do Batman). Tenta sempre ajudá-lo, com sucesso, mas métodos e ações que fazem o delegado sempre se arrepender.

Instituições[editar]

Vila Xurupita Futebol Clube[editar]

Xurupita e seu uniforme: Escolhido pelos bambis

O Vila Xurupita Futebol Clube é um time de futebol do Zé Carioca, onde jogam seus amigos, além dele próprio. Suas cores são rosa e branco (diz-se que teriam sido escolhidas estas cores para não combinar com o São Paulo Futebol Clube time nenhum do Brasil). Ainda existem rumores diversos sobre o time, como o que reza que os "causos" ocorridos com a equipe não seriam inventados, mas sim baseados nos acontecimentos do futebol amador onde roteiristas, desenhistas e todos aqueles envolvidos com o Zé jogavam bola.

Rivalidade[editar]

Não existe um arqui-rival definido para a Vila. No entanto, sempre existe forte rivalidade quando o time da Vila enfrenta uma equipe gerida pelo rival do Zé Carioca, o Zé Galo (muitas vezes denominada Arranca Toco), uma vila vizinha (pois a Vila Xurupita é uma favela entre muitas outras) ou um time que conte com cobradores do Zé, onde sempre existe um esquema montado por eles para pegar o papagaio ao final do jogo e cobrar suas dívidas.

Títulos[editar]

GRES Unidos de Vila Xurupita[editar]

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Xurupita é a escola de samba presidida pelo Zé Carioca, tendo como integrantes seus amigos. Também é sediada na Vila Xurupita, e rivaliza com a dissidência Acadêmicos de Vila Xurupita.

Em algumas histórias aparece como sendo parte da elite do carnaval carioca, enquanto em outras como de grupos de acesso bem distantes (chegando à 33ª divisão em uma). Suas cores não são bem definidas, mas tem-se como base o rosa, amarelo e branco, cores do Vila Xurupita Futebol Clube. Rival também da Gaviões da Fiel.

ANACOZECA[editar]

Como conseguir uma fazenda em Goiás sem se esforçar muito

ANACOZECA (Associação NAcional dos CObradores do CArioca) é um grupo de cobradores do universo do Zé Carioca. Em uma história apareceu também uma versão internacional.

Sua maior, árdua, única e impossível missão é cobrar o Zé Carioca. Para tanto, vive perseguindo-o, tentando subornar seus amigos, mas a verdade é que nunca recebeu um centavo sequer. Seu lema é "um dia receberemos".

Normalmente é representado por quatro personagens de aparência física idêntica, sendo dois altos (Arlindo e Asdrubal) e dois anões (Tadeu e Arnaldo). Algumas vezes apareceram mais cobradores da ANACOZECA na mesma história. Seria o sogrão do Zé o chefão dessa budega (você já sabia disso, afinal leu o artigo do Rocha Vaz, daah...) em uma tentativa fracassada de separá-lo de sua filha Rosinha.


Ocioso 140.jpeg
Pinga.jpg
Zé Carioca possui um refinadíssimo senso de vadiagem.

Neste exato momento, deve estar jogando truco valendo o toba no botequim da esquina

Clique aqui pra ver mais gente com vida mansa.

v d e h